quarta-feira, 19 de junho de 2013

Resumo - Aristóteles, por Gustavo Bonfim

A filosofia de Aristóteles se baseia em quatro aspectos importantes: a lógica (Organon), filosofia teórica (metafísica, ontologia, teologia, matemática e as ciências da natureza), a filosofia prática (política, ética, estratégia, economia e a retórica) e a Poiesis (tecnologia e a estética, abrangendo técnicas artísticas e suas representações). 

Assim como Platão, suas ideias são divididas em três fases:
A cópia na arte, para Aristóteles, é voltada para ênfase e evidência do trabalho, não se caracterizando como algo condenável.
A crítica metafísica à teoria de Beleza de Platão.
A catarse, ação purificadora da arte.

Ao contrário de Platão, ao estudo da estética de Aristóteles tem seu foco na arte, suas derivações, práticas e técnicas. A produção artística tem como objetivo acrescentar algo de belo na natureza, aperfeiçoando-a. Este é o princípio do hilemorfismo, onde hyle (matéria) + morphé (forma) + finalidade = catarse (purificação da alma).

A produção artística se baseia na ideia dos objetos, que já estão na natureza e que, para o artista, merecem ser retratados. Mas para isso, necessita-se de talento, técnica e conhecimento. Para retratar algo belo é preciso saber que beleza se aplica apenas com as medidas certas, harmonia perfeita, e perfeição, em geral.


Assim como Platão, Aristóteles determina a Beleza de um objeto através das suas características, objetivamente.

BONFIM, Gustavo. Notas sobre Design e Estética. 2001.33p a 36p. PUC-Rio, Departamento de Artes e Design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário